domingo, 26 de julho de 2020

NA PRESENÇA DIVINA

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Ações de graças, expressões de gratidão pela ajuda recebida’. Hoje compartilho o salmo de número sessenta e três. Léo Lima.

“Deus, tu és o meu Deus; procuro estar na tua presença. Todo o meu ser deseja estar contigo; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água. Quero ver-te no Templo; quero ver como és poderoso e glorioso. O teu amor é melhor do que a própria vida, e por isso eu te louvarei. Enquanto viver, falarei da tua bondade e levantarei as mãos a ti em oração. As tuas bênçãos são como alimentos gostosos; elas me satisfazem, e por isso canto alegremente canções de louvor a ti. Quando estou deitado, eu lembro de ti. Penso em ti a noite toda porque sempre me tens ajudado. Na sombra das tuas asas eu canto de alegria. A tua mão direita me segura bem firme, e eu me apego a ti. Porém aqueles que me querem matar descerão para o mundo dos mortos. Eles serão mortos na batalha, e os corpos deles serão comidos pelos animais selvagens. Mas o rei se alegrará porque Deus lhe dá a vitória. Os que fazem promessas em nome de Deus se alegrarão, mas a boca dos mentirosos será fechada”.

domingo, 19 de julho de 2020

COMPARTILHANDO

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Ações de graças, expressões de gratidão pela ajuda recebida’. Hoje compartilho o salmo de número quarenta versos um ao dez. Léo Lima.

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o Senhor e nele porão a sua confiança. Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses! Ó Senhor, nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados. Tu não queres animais oferecidos em sacrifício, nem ofertas de cereais. Não pediste que animais fossem queimados inteiros no altar, nem exigiste sacrifícios oferecidos para tirar pecados. Pelo contrário, tu me deste ouvidos para ouvir, e por isso respondi: ‘Aqui estou; as tuas instruções para mim estão no Livro da Lei. Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração’. Ó Senhor Deus, na reunião de todo o teu povo, eu contei a boa notícia de que tu nos salvas. Tu sabes que nunca vou parar de anunciá-la. Não tenho guardado para mim mesmo a notícia da tua salvação. Tenho sempre falado da tua fidelidade e do teu poder salvador. Nas reuniões de todo o teu povo, não fiquei calado a respeito do teu amor e da tua fidelidade”.


domingo, 12 de julho de 2020

LIVRAMENTO

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Ações de graças, expressões de gratidão pela ajuda recebida’. Hoje compartilho o salmo de número trinta e quatro. Léo Lima.

“Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos o Senhor. Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. Os que são perseguidos olham para ele e se alegram; eles nunca ficarão desapontados. Eu, um pobre sofredor, gritei; o Senhor me ouviu e me livrou das minhas aflições. O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo. Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! Que todos os que se dedicam a Deus o temam, pois aqueles que o temem não têm falta de nada! Até os leões não têm comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do Senhor. Venham, meus jovens amigos, e escutem, que eu os ensinarei a temer a Deus, o Senhor. Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la. Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos. Mas ele é contra os que fazem o mal; e assim, quando morrem, eles são logo esquecidos. Quando as pessoas honestas chamam o Senhor, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições. Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. Os bons passam por muitas aflições, mas o Senhor os livra de todas elas. Ele os protege completamente; nenhum dos seus ossos é quebrado. Os maus serão mortos por causa das suas maldades; aqueles que odeiam os bons serão castigados. O Senhor Deus salva a vida dos seus servos; aqueles que procuram a sua proteção não serão condenados”.

domingo, 5 de julho de 2020

ALEGRIA NA OBEDIÊNCIA

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Ações de graças, expressões de gratidão pela ajuda recebida’. Hoje compartilho o salmo de número trinta e dois. Léo Lima.

“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga. Feliz aquele que o Senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles. Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido. O Senhor Deus me disse: - Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam.  Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o Senhor, são protegidos pelo seu amor. Todos vocês que são corretos, alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o Senhor tem feito! Cantem de alegria, todos vocês que são obedientes a ele!”.