domingo, 27 de junho de 2021

POVO FELIZ!

Salmo de ‘Salmos reais, que podem ser de diversos gêneros e que eram usados em ocasiões especiais da vida do rei, tais como a sua coroação, o seu casamento ou alguma ação militar’. Hoje compartilho o salmo de número cento e quarenta e quatro.

“Louvem o Senhor Deus, a minha rocha; ele me prepara para a batalha e me ensina a combater. Ele é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção. Ele põe as nações debaixo do meu poder. Ó Senhor, que é o ser humano, para que penses nele? Que é um simples mortal, para que te preocupes com ele? O ser humano é como um sopro; a sua vida é como a sombra que passa. Ó Senhor, abre o céu e desce! Toca nas montanhas, e elas soltarão fumaça. Manda relâmpagos e espalha os inimigos; atira as tuas flechas para fazê-los fugir. Lá do alto estende a mão, tira-me do mar profundo e salva-me. Livra-me do poder dos pagãos, pois eles nunca dizem a verdade e mentem, fazendo juramentos falsos. A ti, ó Deus, eu cantarei uma nova canção; tocarei harpa de dez cordas e te cantarei louvores. Tu dás a vitória aos reis e livras da morte o teu servo Davi. Salva-me dos meus inimigos cruéis; livra-me do poder dos pagãos, pois eles nunca dizem a verdade e mentem, fazendo juramentos falsos. Que, na sua mocidade, os nossos filhos sejam como plantas viçosas, e que as nossas filhas sejam como colunas que enfeitam a frente de um palácio! Que os nossos depósitos fiquem cheios de todo tipo de mantimentos! Que, nos nossos campos, os rebanhos deem dezenas de milhares de crias! Que o gado se reproduza bem, e as vacas não percam as suas crias! E que não haja gritos de aflição nas nossas ruas! Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz o povo cujo Deus é o Senhor!”

domingo, 20 de junho de 2021

LEMBRA SENHOR!

Salmo de ‘Salmos reais, que podem ser de diversos gêneros e que eram usados em ocasiões especiais da vida do rei, tais como a sua coroação, o seu casamento ou alguma ação militar’. Hoje compartilho o salmo de número cento e trinta e dois. Léo Lima

“Ó Senhor Deus, lembra de Davi e de todos os seus sofrimentos. Lembra da promessa feita por Davi, lembra deste juramento que ele fez a ti, o Senhor, o Poderoso de Jacó: - Eu não vou para casa, nem vou descansar; não vou me deitar, nem dormir enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma casa para o Poderoso de Jacó. Em Belém ouvimos falar a respeito da arca da aliança e nós a encontramos nos campos de Jearim. Então dissemos: - Vamos à casa de Deus, o Senhor; vamos adorá-lo diante do seu trono. Ó Senhor, vem para o teu Templo, com a arca da aliança, que representa o teu poder, e fica ali para sempre! Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria! Ó Senhor Deus, fizeste uma promessa ao teu servo Davi; portanto, não rejeites o rei que escolheste. Tu não voltarás atrás neste juramento que fizeste a Davi: - Farei com que um dos seus filhos seja rei, e ele reinará depois de você. Se os filhos de você forem fiéis à minha aliança e aos mandamentos que lhes dei, também os filhos deles sempre serão reis. O Senhor Deus escolheu o monte Sião; ele quis que a sua casa fosse ali e disse: - Aqui viverei para sempre; é aqui que eu quero reinar. Darei de tudo com fartura a Jerusalém, darei muito alimento aos seus pobres. Abençoarei tudo o que os seus sacerdotes fizerem, e o seu povo cantará e gritará de alegria. Aqui farei com que um descendente de Davi seja rei poderoso e farei com que sempre sejam reis os descendentes desse rei escolhido. Farei com que os seus inimigos fiquem cobertos de vergonha, mas ele usará uma coroa que vai brilhar cada vez mais”.

domingo, 13 de junho de 2021

VITÓRIA

Salmo de ‘Salmos reais, que podem ser de diversos gêneros e que eram usados em ocasiões especiais da vida do rei, tais como a sua coroação, o seu casamento ou alguma ação militar’. Hoje compartilho o salmo de número cento e dez.

“O Senhor Deus disse ao meu senhor, o rei: -Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés. Ó rei, o Senhor Deus estenderá desde Jerusalém o poder do senhor. ‘Domine os seus inimigos’ – disse o Senhor Deus. No dia em que o senhor, ó rei, os combater, o seu povo se apresentará como voluntário. Como o orvalho da madrugada, os jovens se encontrarão com o senhor nos montes sagrados. O Senhor Deus fez este juramento e não voltará atrás: ‘Você será sacerdote para sempre, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque’. Ó rei, Deus está do seu lado direito e derrotará reis no dia em que se irar. Ele julgará as nações, cobrirá de mortos os campos de batalha e, no mundo inteiro, derrotará reis. No caminho, o rei beberá água de um ribeirão e se levantará vitorioso”.

domingo, 6 de junho de 2021

FIDELIDADE E JUSTIÇA

Salmo de ‘Salmos reais, que podem ser de diversos gêneros e que eram usados em ocasiões especiais da vida do rei, tais como a sua coroação, o seu casamento ou alguma ação militar’. Hoje compartilho o salmo de número cento e um.

“Eu canto a respeito da fidelidade e da justiça; canto hinos a ti, ó Senhor Deus. Serei honesto em tudo o que fizer. Quando virás para te encontrares comigo? Viverei uma vida correta na minha casa e não deixarei que entre nela nenhum mal. Eu detesto as ações daqueles que se afastam de Deus e não tomarei parte nos seus pecados. Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade. Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas e não suportarei os orgulhosos e os arrogantes. Aprovarei os que são fiéis a Deus e deixarei que morem no meu palácio. Aqueles que vivem uma vida correta poderão trabalhar para mim. Nenhum mentiroso viverá no meu palácio; nenhuma pessoa fingida ficará na minha presença. Cada dia destruirei os maus da nossa terra e expulsarei da cidade do Senhor todos os que praticam o mal”.