domingo, 31 de janeiro de 2021

PROTEÇÃO DIVINA

Salmo de ‘Salmos reais, que podem ser de diversos gêneros e que eram usados em ocasiões especiais da vida do rei, tais como a sua coroação, o seu casamento ou alguma ação militar’. Hoje compartilho o salmo de número dois. Léo Lima.

“Por que as nações pagãs planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos? Os seus reis se preparam, e os seus governantes fazem planos contra Deus, o Senhor, e o rei que ele escolheu. Esses rebeldes dizem: ‘Vamos nos livrar do domínio deles; acabemos com o poder que eles têm sobre nós’. Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles. Então, muito irado, ele os ameaça e os assusta com o seu furor. Ele diz: ‘Já coloquei o meu rei no trono lá em Sião, o meu monte santo’. O rei diz: ‘Anunciarei o que o Senhor afirmou. O Senhor me disse: Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai. Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu. Com uma barra de ferro, você as quebrará e as fará em pedaços como se fossem potes de barro’.  Agora escutem, ó reis; prestem atenção, autoridades! Adorem o Senhor com temor. Tremam e se ajoelhem diante dele; se não, ele ficará irado logo, e vocês morrerão. Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus”.


domingo, 24 de janeiro de 2021

GRATIDÃO

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Relatos de história sagrada, que narram as intervenções redentoras de Deus’. Hoje compartilho o salmo de número cento e trinta e seis. Léo Lima.

"Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Deem graças ao mais poderoso de todos os deuses; o seu amor dura para sempre. Deem graças ao mais poderoso de todos os senhores; o seu amor dura para sempre. Somente o Senhor faz grandes milagres; o seu amor dura para sempre. Pela sua sabedoria, ele fez os céus; o seu amor dura para sempre. Ele pôs a terra sobre as águas profundas; o seu amor dura para sempre. Ele fez o sol e a lua; o seu amor dura para sempre. Fez o sol para governar o dia; o seu amor dura para sempre. Fez a lua e as estrelas para governarem a noite; o seu amor dura para sempre. Em cada lar dos egípcios, Deus matou o primeiro filho; o seu amor dura para sempre. Ele tirou do Egito o povo de Israel; o seu amor dura para sempre. Ele os tirou com a sua mão forte e com o seu braço poderoso; o seu amor dura para sempre. Ele dividiu o mar Vermelho em duas partes; o seu amor dura para sempre. Fez com que o povo de Israel passasse pelo meio do mar; o seu amor dura para sempre. Ali, no mar, ele afogou o rei do Egito e o seu exército; o seu amor dura para sempre. Deus guiou o seu povo pelo deserto; o seu amor dura para sempre. Matou reis poderosos; o seu amor dura para sempre. Matou reis famosos; o seu amor dura para sempre. Matou Seom, o rei dos amorreus; o seu amor dura para sempre. E matou Ogue, rei de Basã; o seu amor dura para sempre. Ele deu ao seu povo as terras desses reis; o seu amor dura para sempre. Deu essas terras ao povo de Israel, seu servo; o seu amor dura para sempre. Quando fomos derrotados, Deus não esqueceu de nós; o seu amor dura para sempre. Ele nos livrou dos nossos inimigos; o seu amor dura para sempre. Ele dá comida aos seres humanos e aos animais; o seu amor dura para sempre. Deem graças ao Deus do céu; o seu amor dura para sempre"

domingo, 17 de janeiro de 2021

ALELUIA!

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Relatos de história sagrada, que narram as intervenções redentoras de Deus’. Hoje compartilho o salmo de número cento e trinta e cinco. Léo Lima.

“Aleluia! Louvem a Deus, o Senhor, vocês que são seus servos, vocês que estão na casa dele, no Templo do nosso Deus! Louvem o Senhor porque ele é bom; cantem louvores a ele porque é bondoso. Pois o Senhor escolheu Jacó para ser dele, escolheu o povo de Israel para ser o seu tesouro. Eu sei que o Senhor é grande; o nosso Deus está acima de todos os deuses. O Senhor faz o que quer, tanto no céu como na terra, tanto nos mares como nos oceanos profundos. Dos fins da terra, ele traz as nuvens, prepara os relâmpagos para as tempestades e faz com que o vento saia dos seus depósitos. Foi ele quem no Egito matou todos os primeiros filhos, tanto dos egípcios como dos seus animais. Ali fez milagres e coisas maravilhosas para castigar o rei e todos os seus servidores. O Senhor Deus destruiu muitas nações e matou reis poderosos. Ele matou Seom, o rei dos amorreus, Ogue, rei de Basã, e todos os reis de Canaã. E a terra desses reis ele deu a Israel, o seu povo, para ser propriedade deles. Ó Senhor, todos sempre saberão que tu és Deus; todas as gerações futuras lembrarão de ti. O Senhor defenderá o povo de Israel; ele terá compaixão dos seus servos. Os deuses das outras nações são de prata e de ouro, são feitos por seres humanos. Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; e não podem respirar. Que fiquem iguais a esses ídolos aqueles que os fazem e também os que confiam neles! Louve o Senhor Deus, povo de Israel! Sacerdotes de Deus, louvem o Senhor! Levitas, louvem o Senhor! Todos os que o temem, louvem o Senhor! Louvem o Senhor em Sião, em Jerusalém, onde ele mora. Aleluia”.

domingo, 10 de janeiro de 2021

DESATENÇÃO

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Relatos de história sagrada, que narram as intervenções redentoras de Deus’. Hoje compartilho o salmo de número cento e seis versículos de dezenove a vinte e sete. Léo Lima.

“No monte Sinai os israelitas fundiram um bezerro de ouro e adoraram aquele ídolo que haviam feito. Trocaram a glória de Deus pela imagem de um animal que come capim. Eles esqueceram de Deus, o seu Salvador, que havia feito coisas maravilhosas no Egito. Que coisas extraordinárias Deus fez ali! Que coisas espantosas fez no mar Vermelho! Depois Deus disse que ia destruir os israelitas; porém Moisés, o seu servo escolhido, enfrentou Deus e não deixou que a sua ira os destruísse. Mais tarde, porque não acreditaram na promessa de Deus, eles não quiseram entrar em Canaã, aquela terra tão agradável. Eles ficaram nas suas barracas se queixando e não quiseram dar atenção a Deus, o Senhor. Então o Senhor lhes deu um aviso solene: ele os faria morrer no deserto, espalharia os seus descendentes entre as nações pagãs, deixando que morressem em países estrangeiros”.

domingo, 3 de janeiro de 2021

GRATIDÃO

Salmo de ‘Cânticos de confiança, nos quais se expressa a certeza da ajuda iminente de Deus, ‘Relatos de história sagrada, que narram as intervenções redentoras de Deus’. Hoje compartilho o salmo de número cento e seis versículos de um a dezoito. Léo Lima.

“Aleluia! Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom e o seu amor dura para sempre. Quem pode contar todas as coisas maravilhosas que ele tem feito? Quem pode louvá-lo como ele merece? Felizes são aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que sempre fazem o que é certo! Lembra de mim, ó Senhor, quando abençoares o teu povo; e, quando o libertares, liberta-me também a mim. Deixa que eu veja o teu povo progredir e que eu tome parte na felicidade da tua nação, na alegria daqueles que pertencem a ti. Nós temos sido maus e perversos; pecamos como os nossos antepassados pecaram. Quando estavam no Egito, eles não entenderam os feitos maravilhosos de Deus. Esqueceram que muitas vezes ele havia mostrado o seu amor por eles, e eles se revoltaram perto do mar, o mar Vermelho. Mas, para mostrar o seu grande poder, ele os salvou, como havia prometido. O Senhor Deus deu ordem, e o mar Vermelho secou; ele fez com que eles o atravessassem como se estivessem pisando terra seca. Ele os livrou das mãos daqueles que os odiavam; ele os salvou dos seus inimigos. As águas cobriram os inimigos; não escapou nem um. Então o seu povo acreditou nas promessas de Deus e cantou louvores a ele. Mas logo esqueceram o que Deus tinha feito e agiram sem esperar o seu conselho. No deserto, eles se deixaram levar pelos seus desejos e puseram Deus à prova. Então ele deu o que pediram, mas lhes mandou também uma doença terrível. Ali, no seu acampamento, eles ficaram com inveja de Moisés e também de Arão, o sacerdote dedicado ao serviço do Senhor. Então a terra se abriu e engoliu Datã; Abirão e a sua família também foram engolidos. Fogo desceu sobre os seguidores deles e queimou aquela gente má”.