terça-feira, 17 de julho de 2018

PAIS E FILHOS

Os Provérbios que compartilho hoje são referentes à relação entre pais e filhos. Léo Lima
Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. (1.2).
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. 9Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência. (1.8-9).
Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe. E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive. (4.2-4).
Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe. (10.1).
O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga. (13.24).
Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais. (17.6).
Quem maltrata o seu pai ou toca a sua mãe de casa não tem vergonha e não presta. (19.26).
Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta. (20.11).
Se você amaldiçoar os seus pais, a sua vida terminará como uma lâmpada que se apaga na escuridão. (20.20).
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.  A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele. (22.6,15).
Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. (23.22,24).
É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. (29.15).
Os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintões da águia os comerão. (30.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário